Estudantes do Parlamento Jovem visitam a Câmara; posse ocorre na próxima semana
Na manhã desta sexta-feira, 30 de maio, a Câmara Municipal de Jaguariúna (CMJ) recebeu a visita dos estudantes eleitos para o Parlamento Jovem. Os futuros parlamentares conheceram as dependências da Casa de Leis e os trabalhos desenvolvidos por cada setor. Eles foram…
Eles foram recepcionados pelo presidente da Câmara, o vereador Rodriguinho, e pela coordenadora da Escola do Legislativo, Ana Claudia Vieira, responsável pelo projeto. A vice-presidente da Câmara, Paula Savioli, e as vereadoras Geruza Reis, Rose Guerreira, Graça Albaran e Priscila Adabo também estiveram presentes para acolher os novos jovens parlamentares.
“O Parlamento Jovem é fundamental para a educação democrática e a formação de cidadãos críticos e engajados. Ele oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a prática política, compreender o funcionamento do Poder Legislativo e desenvolver habilidades importantes para a participação ativa na sociedade”, destacou o presidente Rodriguinho.
“É um projeto sensacional porque traz para dentro da Casa de Leis a juventude que será responsável por nossa cidade nas próximas gerações. Por isso, é extremamente importante que os jovens comecem a entender a política de outro ângulo, não só recebendo orientações, mas também participando”, explicou a vice-presidente Paula Savioli.
“Através de uma vivência prática no Poder Legislativo, o programa capacita jovens a entenderem o processo legislativo e a se tornarem líderes engajados, promovendo a participação cidadã ativa”, acrescentou a coordenadora da Escola do Legislativo, Ana Claudia Vieira.
Posse
A cerimônia de posse dos estudantes está marcada para a próxima quarta-feira, 4 de junho, às 18h30, no Teatro Municipal Dona Zenaide. Os jovens vereadores foram eleitos em escolas municipais e privadas. São 14 titulares, acompanhados de suplentes, que participarão de oficinas, visitarão órgãos públicos, apresentarão propostas para a cidade e as votarão em sessões.
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Jaguariúna (CMJ), um programa da Escola do Legislativo da CMJ, capacita jovens a se envolverem ativamente na política e na vida pública. Ao promover a participação cidadã e o entendimento do funcionamento do Poder Legislativo, o programa oferece uma oportunidade única de vivenciar o processo legislativo e desenvolver habilidades essenciais de liderança.
Outras matérias
Câmara realiza audiência pública para discutir as diretrizes da Lei Orçamentária de 2027
Encontro acontece no 23 de junho às 18h00
Câmara dá posse aos novos eleitos da 2ª Edição do Parlamento Jovem
Ao todo, 13 vereadores jovens titulares e 10 suplentes, representantes de escolas das redes municipal e privada, assumiram seus cargos.